A maioria dos segurados não lê atentamente o contrato de seguro nem pede maiores esclarecimentos aos corretores que os venderam. Assim, muitos não saibam como proceder quando ocorre um sinistro.
No caso de seguros patrimoniais (residencial, condominial e empresarial), após um sinistro, o primeiro passo é entrar em contato com o corretor de seguros ou com a seguradora, relatar a perda e procurar descobrir o seguinte:
- Se o dano é coberto pela apólice;
- Qual o tempo para registrar a reclamação;
- Se o dano excede a franquia (se houver);
- Se o segurado precisa informar à seguradora estimativas de reparo ou substituição dos bens afetados;
- Quanto tempo levará para processar a reclamação e receber a indenização.
Pode ser necessário que o segurado arque com gastos urgentes para evitar o sinistro, minorar o dano ou salvar os bens segurados. Desde que comprovada a necessidade dessas despesas e sua proporcionalidade em relação ao sinistro, elas estão cobertas pelo seguro. Feita a reparação/substituição, deve guardar os recibos para submete-los à seguradora para reembolso.
O passo seguinte é se preparar para a visita do perito de sinistro da seguradora: a companhia pode enviar um formulário de comprovante de perdas ou um avaliador para examinar os bens sinistrados (o perito de sinistro é o profissional treinado para avaliar os danos). Em qualquer caso, quanto mais informações o segurado tiver sobre esses bens – descrição do item, data aproximada da compra e quanto custaria para substituir ou reparar – mais rápido será o processamento da reclamação e o pagamento da indenização.
Para comprovar a perda, é interessante listar todos os itens danificados ou destruídos e entregar uma cópia ao perito. Não jogue fora itens danificados até que o avaliador os tenha examinado. O segurado também deve considerar fotografar o dano.
Em todos os casos, a seguradora indeniza o montante dos prejuízos apurados, com dedução da franquia (quando houver) e respeito ao limite máximo de indenização para cada cobertura fixada na apólice. Daí a importância de contratar o seguro em valores realistas, tanto no que se refere ao conteúdo quando à estrutura do imóvel.
Para consultar a matéria completa, acesse: https://www.tudosobreseguros.org.br/aconteceu-um-sinistro-e-agora/
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Lidia Flach Corretora de Seguros - (51) 99909-5506 - corretora@lidiaflach.com.br